Cozinhas com pouco espaço ficam mais amplas e funcionais com alguns truques

Postado em 02/09/2017

Cozinhas com pouco espaço ficam mais amplas e funcionais com alguns truques

Para quem possui uma cozinha com pouco espaço, apostar em alguns truques no décor pode ser o ideal para que o cômodo ganhe aquela sensação de amplitude tão desejada. A marca Etna em parceria com a arquiteta Cristiane Benite, ressaltam alguns truques para favorecer os lugares pequenos.

O uso de móveis planejados, cores em tons neutros, acabamentos com poucos detalhes e superfícies mais lisas podem transformar o ambiente e torná-lo, aparentemente maior. “Quando se tem pouco espaço, é necessário ter um cuidado redobrado com as informações que cada item do ambiente terá. Para não errar na hora de escolher os itens de decoração, é preciso sempre ter em mente que tudo o que reflete a iluminação do local dá uma sensação de maior amplitude”, afirma a arquiteta.

Para quem não abre mão de utilizar cores com tonalidade forte, pode apostar com tudo no cinza escuro, azul índigo, verde militar e o vinho. A arquiteta afirma que utilizá-los nos utensílios, móveis e acessórios é a melhor opção.

Zele pelo espaço

Diferente do que muita gente pensa, utilizar armários sem portas pode não ser uma boa ideia quando se tem pouco espaço na cozinha. Segundo a arquiteta Claudia Novoa, esse tipo de artifício é muito usado em cômodos amplos, mas quando o ambiente é pequeno, aumenta o número de informações no local, o que pode gerar a sensação de desconforto e de um espaço ainda menor.

Para os objetos que não cabem dentro do armário, Claudia conta que o ideal é investir em peças com designs diferenciados e bem coloridos. Quando se trata da área de refeição, as arquitetas contam que o melhor é ter um ambiente separado da cozinha, como a sala de jantar. Porém, como nem sempre isso é possível, Cristiane sugere usar mesas que podem ser guardadas após o uso e cadeiras pequenas e sem muito detalhe. “Vale usar banquetas também, porém, invista nas cadeiras para as refeições longas”, afirma.

Luz, por favor

Outro ponto importante é a iluminação do cômodo. “Uma cozinha escura dá a sensação de um ambiente menor do que ele realmente é”, explica Claudia. O pendente é a peça chave na decoração da cozinha e deve ser instalado em um lugar estratégico para não atrapalhar a circulação.

Cozinha americana

Esta pode ser uma boa opção para aumentar. Porém, as arquitetas fazem um alerta: depende muito do ambiente e dos moradores. “Se o hábito é cozinhar apenas aos finais de semana e tem poucos itens para serem armazenados, a cozinha americana é uma ótima pedida.

Por outro lado, quem cozinha todos os dias, acaba precisando de uma despensa maior, e uma cozinha americana pode diminuir a funcionalidade”, afirma Claudia. Uma das formas de valorizar o espaço é usar acabamentos iguais ao da sala. Como as cores e texturas, por exemplo. Outro truque para alinhar a decoração de ambos os cômodos, é utilizar potes e latas no balcão que divide os ambientes.

Outras Notícias

 

Closets Femininos
Postado em 17/12/2017

Um quarto com prateleiras sem fim para sapatos, acessórios e roupas é, sem dúvidas, um sonho feito real; mas com algum investimento e planejamento é possível fazer um closet que caiba perfeitamente nas suas necessidades e na sua casa. Além disso, se torna...
leia mais »

PLANEJADOS PARA A SUA CASA
Postado em 30/11/2017

Variedade de acabamentos, ferragens resistentes e serviço de manutenção são os grandes trunfos do mercado de modulares.

O mobiliário fixo da casa é um grande investimento...
leia mais »

NA MEDIDA CERTA : AS VANTAGENS DOS MÓVEIS PLANEJADOS
Postado em 23/11/2017

1. São capazes de otimizar o espaço, decorando o ambiente com módulos em tamanhos apropriados e na medida certa;

2. Possuem um acabamento perfeito e deixam o ambien...
leia mais »